segunda-feira, 23 de junho de 2008

ABNT - Qual a formação estrutura padrão sugerida?

FORMATO (TIPO DE PAPEL, TAMANHO DE FONTE, MARGENS)- Formato A4 (21,0 x 29,7 cm)- Texto cor preta- Ilustração pode ser colorida- Fonte tamanho 12 para o texto- Fonte tamanho 10 para citação longa, nota de rodapé, legenda e paginação;- Fontes (Times New Roman ou Arial)- Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm;- Parágrafo com recuo de 2cm;- Citação longa (+ 3 linhas) com recuo de 4 cm;ESPACEJAMENTO:- Espaço 1,5 - todo o texto;- Dois espaços de 1,5 - separando cada título e subtítulos do texto que os precede e os que sucedem;- Espaço simples para - citação longa, nota de rodapé, referências, legendas.- Dois espaço simples - entre uma referência e outra.PAGINAÇÃO:- As folhas do trabalho devem ser numeradas seqüencialmente, em algarismos arábicos. A contagem será feita a partir da folha de rosto. A numeração, no entanto, deve aparecer somente a partir da primeira folha textual (introdução) e sendo consecutiva até o final do trabalho.- De acordo com a NBR 14724 o número da página deve aparecer no canto superior direito da folha, a 2cm da borda superior. (ABNT, 2005, p.8),RESUMO- Usaremos a NBR 6028 da ABNT, titulo centralizado, em letra maiúscula e negrito, alinhamento justificado, sem recuo de parágrafo e espacejamento 1,5cm, contendo de 150 a 500 palavras.SUMÁRIO- Usaremos a NBR 6027, da ABNT.REFERENCIAS- Será usada a NBR 6023 da ABNT.CITAÇÕES-Citações diretas, indiretas, citação de citação, será usada a NBR 10520 da ABNT (2002)

ABNT - Para quem são destinadas as normas?

Às normas elaboradas para o setor, faz parte do Plano Nacional de Turismo 2007/2010 (PNT) e tem também o objetivo de promover a qualidade dos equipamentos e serviços turísticos, além de contribuir para a participação do Brasil nos organismos internacionais de normalização. Atualmente existem 57 normas técnicas para o setor, 18 das quais criadas com apoio do Ministério do Turismo - sendo que 15 delas são destinadas à modalidade de turismo de aventura. E também são destinadas aos alunos e publicitários.

ABNT - Significado da sigla

Associação Brasileira de Normas Técnicas.

ABNT - Objetivo

O objetivo destas normas é o de uniformizar a publicação de conhecimentos, todas as normas estão sujeitas a atualização sem periodicidade estipulada, e fornecer a base necessária para o desemvolvimento tecnológico brasileiro.